Como descobrir e monitorar Backlinks ruins

A identificação de backlinks ruins tornou-se mais fácil nos últimos anos com melhores conjuntos de ferramentas, maiores índices de links e maior conhecimento, mas para muitos de nossa indústria ainda é implacavelmente implementada.

Enquanto o cenário ideal seria ter um profissional debruçado sobre o seu perfil de link e vasculhando cada link um a um para preocupações, para muitos webmasters isso é muito caro e, francamente, exagerado.

Vou percorrer uma metodologia simples usando o Link Explorer e o Excel (embora você possa fazer isso com o Google Sheets com a mesma facilidade) para combinar o poder do Moz Link Explorer, as listas de exploradores de palavras-chave e, finalmente, as listas de links para fazer um abrangente auditoria de link.

A base

Existem vários componentes envolvidos para determinar se um link é ruim e deve ser removido. Em última análise, queremos ser capazes de medir o grau de risco do link (qual a probabilidade de o Google sinalizar o link como manipulativo e o quanto dependemos do link para o valor). Deixe-me abordar três fatores comuns usados ​​pelos SEO para determinar essa pontuação:

Métricas de confiança

Há um punhado de métricas em nossa indústria que estão prontamente disponíveis para ajudar a apontar sobre backlinks.

Os dois que mais vêm à mente são o Moz Spam Score e o Majestic Trust Flow (ou, melhor ainda, a diferença entre o Citation Flow e o Trust Flow). Essas duas pontuações na verdade funcionam de forma bem diferente.

O Spam Score da Moz prevê a probabilidade de um domínio ser banido ou penalizado com base em determinadas funcionalidades do site. O Majestic Trust Flow determina a confiabilidade de um domínio ou página com base na qualidade dos links que apontam para ele. Embora calculado de forma bem diferente, o objetivo é ajudar os webmasters a identificar quais sites são confiáveis ​​e quais não são. No entanto, embora esses sejam um bom ponto de partida, eles não são suficientes para que você tenha uma ideia clara de que um link é bom ou ruim.

Manipulação de texto âncora

Uma das primeiras coisas que um SEO aprende é que o uso de texto âncora valioso pode ajudar a aumentar seus rankings. A próxima coisa que eles aprendem é que usar texto âncora valioso pode trazer uma penalidade.

A razão para isso é bastante clara: a probabilidade de um webmaster lhe dar um texto âncora valioso da bondade de seu coração é muito rara, então a otimização excessiva se destaca como um polegar dolorido.

Então, como medimos a manipulação de texto âncora? Se olharmos para o texto âncora com nossos próprios olhos, isso parece ser bastante intuitivo, mas há uma maneira melhor de fazê-lo de maneira automatizada e em escala que nos permitirá julgar melhor os links.

Baixa autoridade

Por fim, links de baixa autoridade – especialmente quando se espera maior autoridade com base no domínio – são preocupantes.

Um bom link deve vir de uma página com links internos em um site. Se a diferença entre a Autoridade do Domínio e a Autoridade da Página for muito alta, isso pode ser uma preocupação. Não é um sinal forte, mas vale a pena olhar. Isso é especialmente óbvio em certos tipos de spam, como spam de comentários paginados ou spam no perfil do fórum.

Então, vamos entrar em como podemos reunir uma análise rápida de backlink levando em conta esses vários recursos de um perfil de backlink ruim.

Se você quiser acompanhar este tutorial, entre no Link Explorer em outra guia:

Etapa 1: obtenha os dados do backlink

O primeiro e mais fácil passo é obter os dados do backlink do enorme índice de backlinks do Link Explorer.

Com quase 30 trilhões de links em nosso índice, você pode ter certeza de que encontraremos a maioria dos backlinks ruins com os quais você deve se preocupar.

Para começar, visite a seção Link Explorer> Inbound Links e insira o domínio ou a página que você deseja analisar.

Como não estamos preocupados com links nofollow, você desejará configurar o filtro Follow para exportar apenas links seguidos. Também não estamos preocupados com os links excluídos, para que possamos definir o status do link como Ativo.

Depois de definir esses filtros, pressione o botão Exportar. Você terá algumas escolhas. Se o seu site tiver menos de 1.000 backlinks, vá em frente e escolha o download imediato.

No entanto, se o seu perfil de link for maior, escolha a configuração maior e seja paciente para que o download seja preparado. Podemos continuar com as outras etapas do projeto nesse meio tempo, mas você não quer perder links ruins, o que significa que você precisa exportá-los todos.

Um monte de SEO vai parar neste momento. Com o PA, o DA e o Spam Score incluídos na exportação padrão, você pode fazer um ótimo trabalho ao encontrar links inválidos.

O Link Explorer faz tudo isso pronto para você. Mas para os nossos propósitos aqui, nós não queremos dar um passo adiante e ancorar a qualificação do texto. Isso é especialmente valioso para grandes perfis de links.

Etapa 2: obter texto âncora

Obter o texto âncora do novo Link Explorer é incrivelmente simples. Basta visitar o Link Explorer> Anchor Text e apertar o botão Export.

Nenhum filtro extra será necessário aqui.

Etapa 3: medir o valor do texto âncora

Agora, aqui está um truque rápido, onde podemos aproveitar as listas de palavras-chave do Moz Keyword Explorer para encontrar o texto âncora que parece ser manipulado.

Em primeiro lugar, queremos remover alguns dos textos âncora externos que sabemos que não serão absolutamente preocupantes, como URLs como texto âncora.

Este passo não é completamente necessário, mas você economizará alguns créditos no Moz Keyword Explorer, então pode valer a pena.

Depois de remover o texto âncora, vamos apenas copiar e colar o texto âncora em uma nova lista de palavras-chave para o Keyword Explorer. Ao colocar o texto âncora no Explorador de Palavras-Chave, poderemos classificar o texto âncora pelo volume de pesquisa.

Não é muito comum que o texto âncora tenha um volume de pesquisa alto, mas quando os webmasters estão tentando manipular os resultados da pesquisa, eles geralmente usam a palavra-chave para a qual gostariam de classificar no texto âncora.

Assim, podemos usar o volume de busca do texto âncora como um proxy para o texto âncora manipulado. De fato, quando trabalhei com Remove’em antes de me juntar ao Moz, descobrimos que a manipulação de texto âncora era o fator mais previsível nas penalidades de link.

Etapa 4: mesclar, filtrar, classificar e modelar

Agora, mesclaremos os dados (exportação de backlinks e exportação de lista de palavras-chave) para finalmente obter essa lista de backlinks relacionados.

Vamos começar com a exportação do backlink. Vamos abri-lo no Excel e, em seguida, remover pares de texto de âncora de domínio duplicados.

Começarei mostrando um truque rápido para extrair os domínios de uma longa lista de URL. Copiei a lista de URL da primeira coluna para a última coluna no Excel e, em seguida, selecione Dados> Texto para Colunas> Delimitado> Outro> /.

Isso fará com que os URL sejam divididos em colunas diferentes onde quer que a barra ocorra, deixando você com a quarta nova coluna sendo apenas os nomes de domínio.

 Depois de concluir esta etapa, removeremos pares de texto de âncora de domínio duplicados. Observe que não nos limitaremos a um link por domínio, que é o que muitos SEO fazem. Isso seria um erro, pois pode haver vários links preocupantes no site com diferentes textos âncora.

Depois de escolher Data> Remove Duplicates, seleciono a coluna de Anchor Text e a coluna de Domain. Com as duplicatas removidas, ficamos com os links que queremos julgar bons ou ruins.

Precisamos de mais uma coisa, no entanto. Precisamos mesclar os dados do volume de pesquisa que obtivemos do Explorador de palavras-chave. Pressione o botão de exportação na lista de palavras-chave que você criou a partir do texto âncora no Explorador de palavras-chave.

Abra a exportação e copie e cole os dados em uma segunda planilha no Excel, ao lado da planilha de backlinks que você já criou e filtrou. Neste caso, eu nomeei as duas planilhas Raw Data e Anchor Text Data.

Você vai querer fazer um VLOOKUP na planilha de backlinks para criar uma coluna com o volume de busca para o texto âncora em cada link.

Eu tirei uma captura de tela da fórmula VLOOKUP que usei, mas a sua será um pouco diferente, dependendo dos nomes das folhas e das colunas exatas que você criou.

= IF (ISNA (VLOOKUP (C2, ‘Anchor Text Data’! $ A $ 1: $ I $ 402,3, FALSE)), 0, VLOOKUP (C2, ‘Anchor Text Data’! $ 1: $ I $ 402,3, FALSE ))

Parece um pouco complicado, mas isso é simplesmente porque eu estou usando dois VLOOKUPs simultaneamente para substituir os resultados N/A com o número 0. Você sempre pode colocar manualmente 0 sempre que N/A aparecer.

Agora é hora da parte divertida: modelagem.

Primeiro, eu recomendo ordenar pela coluna de volume que você acabou de criar, assim você pode ver o texto âncora mais importante no topo. É incrível ver links com texto âncora como anel ou joias preenchidos automaticamente no topo da lista, pois também são palavras-chave com alto volume de pesquisa.

Segundo, criaremos uma nova coluna com uma fórmula que leve em consideração a qualidade do link, o grau de risco do texto âncora e a pontuação do spam:

= D11 + (F11-E11) + (LOG (G11 + 1) * 10) + (LOG (O11 + 1) * 10)

Vamos quebrar essa fórmula real rapidamente:

  • D11: esta é simplesmente a pontuação de spam.
  • (F11-E11): Esta é a Autoridade do Domínio menos a Autoridade da Página. (Isso é um pouco discutível – algumas pessoas podem preferir escolher 100-E11)
  • (Log (G11 + 1) * 10): Esta é uma maneira elegante de converter o número de vezes que este link de texto âncora ocorre em um número consistente para a nossa equação. Sem pegar o log (), ter um número alto aqui poderia superar os outros sinais.
  • (Log (O11 + 1) * 10): Essa é uma maneira sofisticada de converter o volume de pesquisa em um número consistente para nossa equação. Sem tomar o log (), ter um volume de pesquisa alto também pode superar outros sinais.

Assim que executarmos essa equação e criarmos uma nova coluna, poderemos classificar por Riskiness e encontrar os links com os quais devemos nos preocupar mais.

Como você pode ver, exemplos de spam de comentários e links pagos apareceram no topo da lista porque a fórmula fornece um valor mais alto para links de spam de baixa qualidade com texto âncora arriscado.

Mas espere, tem mais!

Etapa 5: crie uma lista de links

O Link Explorer não apenas deixa você pendurado depois de fazer uma análise. Nosso objetivo é ajudá-lo a fazer SEO, não apenas analisá-lo.

Seu próximo passo é iniciar uma nova lista de links.

O recurso Lista de Links permite que você acompanhe se determinados links estão ativos. Se você embarcar em uma campanha para tentar remover alguns desses links de spammer, poderá criar uma Lista de links e usá-la para monitorar o status desses links.

Basta criar uma nova lista, nomeando-a, adicionando seu domínio e copiando e colando os respectivos links.

Agora você pode apenas monitorar a lista de links à medida que faz o alcance para remover links ruins. A Lista de links rastreará todas as métricas, incluindo se o link foi removido.

Finalizando

Quer você queira fazer uma auditoria superficial de backlinks olhando apenas para o Spam Score e o PA, ou para um aprofundamento que leva em conta a qualificação do texto âncora, o Link Explorer + o Explorador de palavras-chave e as Listas de links tornam isso possível.

Com o nosso índice de backlink bastante aprimorado, agora você pode ter certeza de que os dados de que precisa estão bem na ponta dos dedos e, se precisar ficar sujo no Excel, pode exportá-los prontamente para fazer uma análise mais profunda.

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