Segundo dados do IBGE em 2017, 60% das empresas físicas fecham as suas portas após 5 anos.
Os motivos são muitos, mas podemos destacar:
- Falta de planejamento financeiro prévio.
- Falta de um plano de negócios detalhado e testado.
- Falta de um plano de marketing estruturado e direcionado.
- Falta de uma estrutura de processos que agilize toda a cadeia, evitando atrasos e perdas de vendas e de imagem.
O mundo digital é uma realidade em todos os nichos e formatos de venda e as empresas, pequenas e médias na grande maioria, que em um primeiro momento considerou como concorrentes, quando na verdade são novos investidores no nicho que preferem apostar no potencial da grande rede para conquistar clientes, mercado e vender mais.
O mundo digital não invalida o comércio tradicional, na verdade ele é um grande aliado, e as empresas que antes viam como uma ameaça, hoje apostam fortemente nele para crescer, aliviar muitos custos e ainda manter-se na frente de loja.
- Estratégias de propaganda mais eficazes.
- Reduzir estoques físicos através de processos digitais com fornecedores e o dropshipping (muito usado na venda de itens importados).
- Menor custo de pessoal – muitas empresas mantém a frente de loja para atendimentos eventuais e display da marca, priorizando as vendas digitais.
- Poder levar o negócio para o trabalho em casa e investindo tudo no mercado digital.
Este mundo da grande rede é de reais e infinitas possibilidades, basta usar a criatividade e muita pesquisa e informação. Então como investir no seu negócio usando a internet e ganhando mais?
1. Coloque a sua marca na rede
Mesmo que você queira manter a sua loja de rua – e principalmente por causa disso – invista digitalmente na sua marca. Construir um site que mostre a sua empresa, a história, os valores, seus produtos, formas de interação com o cliente e uma ótima estratégia de localização do seu negócio dentro da grande rede.
Estar na rua é essencial, como uma oficina de carros? Quer vender seus doces na loja e nas casas? Prefere fechar a loja e vender seus serviços de reparos de computadores em casa ou nos clientes?
Todas as opções são perfeitas, se estiverem alinhadas com o tipo de produto e com o que seus clientes esperam ou aceitam. E tem a ver com o próximo item.
2. Faça seu negócio aparecer na rede
A internet é fonte de pesquisas de todo tipo de assunto, especialmente de compras, para praticamente todas as pessoas no país.
Estar visível para a sua localidade – não importa o tamanho dela – é fundamental para que as pessoas vejam e se interessem pelo eu produto.
Invista em Marketing Digital de qualidade, um conjunto de ações que visam projetar a marca na internet, com qualidade e focado no seu público-alvo, para atrair mais clientes – e esteja preparado para atender, porque serão muitos.
Você verá que é um custo muito abaixo do senso comum de que investir na internet é caro.
E que proporciona resultados surpreendentes, se bem feitos.
3. Invista em conhecimento, sempre
As tecnologias de fabricação, logística e atendimento mudam a todo instante, é preciso estar atualizado para tirar proveito sempre das melhores formas de gerir o seu negócio.
Uma área que cresce consistentemente e, com as facilidades do mundo digital, consegue ótimos resultados é o mercado de vendas de produtos importados.
Estes itens continuam sendo atraentes no Brasil, quer seja pela política de câmbio, quer seja pela qualidade – as melhores tecnologias sempre estão surgindo no exterior.
E atendem não só quem quer revende-los mas quem prefere adquirir diretamente do exterior os insumos necessários para seus processos de produção, barateando muito o custo de venda.
E com as formas rápidas de interação com as empresas, uso de diversos meios de pagamento, investir neste mercado tornou-se mais simples. E é uma área onde um curso de formação de qualidade não é caro, abrange as questões mais importantes do processo e você pode aplicar imediatamente.
Um Curso de Importação como o https://academiadosimportadores.com oferece um conteúdo ideal para quem quer investir no mercado de produtos importados de forma profissional.
O idioma – inglês em quase todos os casos – é uma grande barreira para muitas pessoas que querem comprar na internet ou investir num negócio com produtos importados.
Se você domina o idioma, com as estratégias digitais corretas e com um ótimo Curso de Importação, pode fazer a diferença e ter muito sucesso.
Todas estas recomendações são válidas aos diversos nichos – investir digitalmente na marca, nas estratégias digitais para faze-la crescer e investir constantemente na formação profissional. É uma fórmula de sucesso!