Tudo é superlativo no mercado digital e está longe de ter sido totalmente explorado. O melhor exemplo é a quantidade de novos e inovadores negócios que as startup criam.
Outra mudança significativa é o meio tecnológico de interação dos consumidores com os produtos. Se até pouco tempo atrás, navegar e fazer negócios era algo feito exclusivamente por desktops e notebooks, o uso de celulares, notadamente os smartphones, é a nova grande mudança cultural no ambiente web de negócios.
Hoje em dia faz-se praticamente tudo em um smartphone, desde conduzir negócios e empresa, passando por entretenimento e educação, e chegando ao m-commerce (mobile commerce).
Mas este veículo exige alguns cuidados e uma visão bem distinta da tela de um computador.
Por isso, vamos falar um pouco de trabalhar com eficiência e vender muito pelo celular!
Mobile Commerce: aplicativo ou site?
Esta, para muitas pessoas e alguns especialistas, é uma questão superada, tamanho o sucesso de funcionalidade e uso das pessoas para os aplicativos, que estão sendo criados para quase todas as possibilidades de negócio existentes e são a primeira opção de plataforma para muitos novos negócios.
Alguns, como os sites de relacionamento, praticamente surgiram e se tornaram realmente populares com os aplicativos. Mas a realidade para negócios é mais complexa e muitos pontos precisam ser avaliados. Então vamos falar um pouco de cada plataforma.
Tecnologia de Aplicativos
Por princípio ela é mais recomendável ao m-commerce por ser totalmente adaptada às características físicas que os aparelhos exigem – praticamente nasceu na necessidades dos usuários de smartphones de explorar mais o potencial (e o preço) dos aparelhos.
Sua versatilidade de uso é o grande diferencial, são mais friendly que os sites e costumam ser criados considerando os hábitos mais comuns de navegação dos usuários, suas maiores dificuldades com os sites.
Porém, para termos acesso a várias empresas nesta plataforma, é preciso instalar app distintos, o que acaba incomodando o usuário depois de um certo tempo e pode comprometer a performance do aparelho. Um outro ponto importante são os aplicativos que são criados para uma plataforma específica (iOS por exemplo) e, por questões comerciais ou técnicas, demoram ou não se expandem pelas demais (Android, Windows).
Ou seja, se pensarmos em um aplicativo para o nosso negócio, é essencial avaliar se conseguiremos coloca-lo em todas as opções, sob pena de perdermos um potencial de clientes – e todas têm um potencial.
Passadas estas questões, aplicativos de m-commerce bem desenvolvidos costumam superar as versões de site em sucesso com os consumidores. E até melhor como produto, como foi o caso do mobile da Apple.
Tecnologia de Sites
É uma plataforma que certamente nunca perderá a sua relevância, pois pode atender todos os usuários, até os app lovers, e contrário não é tão simples para muitos usuários que ainda não se habituaram com tantos ícones e ainda mantém a www culture.
No entanto, os sites perdem muito na facilidade de navegação em smartphones, devido ao atraso de desenvolvimento. Chamamos isto de responsividade do site – o quanto ele propicia uma navegação no smartphone com o nível mais próximo de um notebook.
Existem ótimas ferramentas que gera rapidamente uma versão mobile do site da empresa, a partir da versão tradicional com resultados muito bons. Outra questão importante é o investimento: converter um site desktop em um site mobile pode custar menos que a criação de um app.
Uma vantagem dos sites é não pesar na performance dos aparelhos, já que podemos apenas abrir páginas de navegação.
Podemos concluir que esta escolha precisa ser muito bem avaliada para expandir seu negócio nos mundo mobile.
O importante é alcançar seus clientes com uma ferramenta atraente e muito fácil e segura de usar. As dicas a seguir ajudam nisso.
Mobile Commerce: cuidados para potencializar a experiência do cliente
Tanto por aplicativos quanto por site, o cliente continua usando a tela pequena e portanto alguns recursos e cuidados específicos devem ser tomados. Vamos destacar alguns, mas um especialista em Marketing Digital poderá orientar com novos que surjam.
- Crie conteúdos em blog ou site tradicional (se ele existir) para que as pessoas conheçam a opção mobile e orientem claramente como instalar, cadastrar-se e usar.
- Mesmo que você esteja começando um negócio diretamente no mobile, é imprescindível usar um blog para as estratégias de marketing digital e para que muito mais pessoas encontrem seu produto e sua plataforma de venda.
- É fundamental dar ao cliente a opção de notificações por SMS, e que ele receba notícias, promoções e avisos. Mas com moderação, se você vende vários produtos, o marketing digital te ajudará a envolver cada cliente naquilo que é de interesse – e também, mas com naturalidade, envolver nos itens relacionados.
- Praticidade e agilidade de resposta. Dois itens fundamentais para quem vive correndo, como os usuários de celulares. Invista em soluções que sejam as mais intuitivas possíveis. Lembre-se, ele pode fechar uma compra no espaço de 10 minutos de metrô e esperar a entrega em 5 dias. Com você ou a concorrência.
- Evite recursos que prejudiquem a navegação: ícones e botões muito pequenos, excesso de texto em letras pequenas. Isto desestimula o uso.
- Cuidado especial com as imagens. É comum vermos, especialmente nos sites, erros de exibição e isto passa uma imagem pouco profissional, prejudicando a confiança do cliente.
Mobile Commerce: planeje, mas não pense demais!
Tudo no mundo digital anda em alta velocidade e devemos empreender com muito estudo e responsabilidade, mas sem perder o time. Argumentos como meu celular quebrou e não posso começar não podem impedir que você invista no seu negócio.
Uma ótima dica para reduzir ao máximo o tempo parado com o seu smartphone é levar em uma assistência técnica qualificada, como a iCaiu, especializada em iPhone.
Você não perde tempo e pode pensar na troca quando os primeiros lucros do seu negócio entrarem!
Esperamos que esta artigo tenha ajudado a começar o desenvolvimento do seu mobile commerce.
Sucesso!