Nenhum negócio pode abrir mão de estar no mercado digital, buscando a maior visibilidade que sua marca pode ter, atraindo e fidelizando clientes da maior vitrine da atualidade.
Por outro lado, o e-commerce exige que uma grande estrutura física exista para ter um site da melhor qualidade, canais digitas de comunicação atraentes com os clientes e um sistema de atendimento eficiente. E tudo com a velocidade que os cliques dos consumidores exigem.
Vamos falar de 4 coisas que você precisa ter no QG do seu e-commerce para que o crescimento seja uma constante no seu negócio!
Para o QG do seu e-commerce: 1 – Logística Reversa
Num cenário crescente de vendas – que é a meta de todo negócio – os volumes de produção, armazenamento e entrega se multiplicam e erros durante esta cadeia naturalmente acontecem.
Tentamos, com processos e métricas, reduzir ao máximo estes casos, porém quando o cliente reclama ao receber, precisamos ter um mecanismo ágil para mostrar interesse na resolução e em manter a venda.
A Logística Reversa facilita a vida do cliente para devolver a mercadoria e do e-commerce para receber, identificar e propor a reposição rapidamente.
Para o QG do seu e-commerce: 2 – Servidor Dedicado
Um servidor dedicado é um computador que fica hospedado em um data center ou uma rede local, e é exclusivo para o cliente. Ele é configurado para um grande número de processamentos de dados.
Quando seu site de e-commerce está hospedado em um servidor dedicado, a performance – desempenho, agilidade – é muito maior que em um servidor compartilhado. E influencia diretamente o desempenho da sua loja.
O ganho em velocidade gera uma boa experiência do usuário e aumenta as chances de venda no acesso dele – como falamos, a velocidade é um fator decisivo para o clique.
Para o QG do seu e-commerce: 3 – Gestões Alternativas de Estoque
Além do modelo tradicional de gestão dos estoques – compra no fornecedor, entrada no estoque e remessa para o cliente – existem modelos alternativos que podem otimizar muito tanto o fluxo de caixa quanto a logística de atendimento aos clientes.
Estoque Consignado
Você mantém um estoque sem a compra efetiva no seu almoxarifado e adquire os itens à medida que necessitar para as vendas.
Uma grande vantagem deste processo é não comprometer o fluxo de caixa imediatamente com pagamentos sem a contrapartida das vendas. Além disso, favorece que o fornecedor envie vários itens em uma só remessa, reduzindo o custo de frete e facilitando a logística de ambas as partes.
Dropshipping
É um modelo onde o cliente faz a compra, porém quem vai atende-lo fisicamente é o fornecedor, sem passar pelo estoque da empresa de e-commerce.
É uma excelente alternativa para:
- Eliminar o custo do segundo frete, o de entrega do e-commerce ao cliente;
- Reduzir muito o fluxo de caixa para as compras;
- Reduzir o tempo de remessa ao cliente;
- Permitir ao e-commerce oferecer aos clientes itens de alto valor ou baixo giro que ele teria dificuldades de assumir em um estoque próprio.
Para o QG do seu e-commerce: 4 – Gerador de Energia
Suas operações de logística e administrativas podem até funcionar no regime de expediente normal, mas um e-commerce é uma loja 24 horas na internet e um dos seus fatores de sucesso em relação ao comércio tradicional é justamente a total disponibilidade para os clientes.
E como garantir que seu site não caia por uma queda de energia? Que sua equipe de logística não fique parado por uma tarde?
Uma excelente opção é um Gerador de Energia à Diesel para manter a disponibilidade de todos os equipamentos e fazer com que suas operações não parem. Com um gerador, é possível também usa-lo em horários de pico do valor da energia pública, reduzindo o custo para o e-commerce.
Neste artigo, falamos de itens importantes para o suporte do seu e-commerce, possibilitando que ele possa crescer mais e com qualidade.