As 13 melhores companhias aéreas do mundo!

Por um lado, um número cada vez maior de clientes insatisfeitos com tarifas altas, taxas que surgem a toda hora, uma série de restrições e multas para manusear as passagens compradas, serviços de bordo que quase não existem e problemas de atendimento.

Do outro, companhias aéreas de todos os portes procurando formas de equilibrar seus orçamentos, tentar oferecer um serviço melhor com o menor aumento de tarifas e tudo isso enfrentando uma concorrência maior e mais qualificada.

O cenário do setor de transporte aéreo de passageiros vive tempos desafiadores até paras as gigantes do setor. Pensando nisso, o site Business Insider criou uma lista das X melhores companhias aéreas do mundo.

É uma boa oportunidade de repensar hábitos de uso e buscar novas empresas.

13 – Turkish Airlines

A companhia aérea nacional da Turquia voa para 221 aeroportos em 98 países, teve boa pontuação em todos os quesitos, exceto por ser avaliada como pouco confiável em segurança e pontualidade.

12 – South African Airways

A empresa voa para 38 cidades próximas a Joanesburgo e conquista os clientes justamente nos quesitos que são mais criticados em quase todas as empresas: tamanho do assento, excelentes refeições, entretenimento a bordo e conforto.

11 – Cathay Pacific

A companhia sediada em Hong Kong teve pontuação máxima em entretenimento de voo mas perde pontos por cobrar por um serviço de bebida caro sem a contrapartida em qualidade.

10 – Air New Zealand

A companhia oferece serviços de longa distância para Austrália, Ásia, Europa e América do Norte, teve destaque nos quesitos limpeza e serviços de bordo. Porém, teve nota baixa em pontualidade e segurança.

9 – Korean Air

A companhia coreana, parceira de diversas outras pelo mundo, apresentou notas nem tão boas, nem tão ruins em todos os quesitos analisados – fato que a deixou nem 9º lugar entre as melhores do mundo.

8 – Silk Air

Esta companhia de Singapura teve boa pontuação em todas as categorias, exceto na de entretenimento. Como opera voos mais curtos, seus passageiros não são suscetíveis a dar tanta importância para o atendimento em voo.

7 – Garuda Indonesia

A companhia indonesa teve a pontuação quase máxima em um dos quesitos admirados pelos passageiros: o tamanho dos assentos. A maioria dos seus destinos são para lugares da Ásia, Austrália e Oriente Médio. O fato de ter sido considerada insegura e proibida de voar no espaço aéreo da União Europeia, entre 2007 e 2009, prejudicaram seu resultado final, que ainda assim foi muito bom.

6 – ANA (All Nippon Airways)

É a maior companhia aérea do Japão e seu desempenho foi consistente em todos os quesitos.

5 – Qatar Airways

Esta companhia recebeu pontuação máxima no conforto de assentos e na eficiência dos serviços. A companhia tem metade da participação acionária com o governo do Catar.

4 – Asiana Airlines

Tem sede nos arredores de Seul e foi eleita como uma das melhores companhias do mundo pela Business Travel, apesar de ficar em quarta colocação neste estudo, graças ao atendimento aos passageiros.

3 – Virgin America

A companhia norte-americana marcou excelência em entretenimento em voo, limpeza e atendimento. Um dado curioso: a companhia nomeou um de seus aviões com Stay Hungry, Stay Foolish (continuem famintos, continuem tolos, em tradução livre), uma das famosas frases ditas por Steve Jobs em seu discurso na Universidade de Stanford.

2 – Malaysia Airlines

Recebeu a pontuação máxima para o conforto de assentos e eficiência do serviço, mas teve notas baixas em outros quesitos. A companhia proíbe a presença de crianças em algumas áreas da aeronave.

1 – Singapore Airlines

A Singapore Airlines oferece, de longe, a melhor experiência em voos de longa distância em classe econômica do mundo. A companhia foi a única que recebeu nota máxima pelo conforto dos assentos, pela limpeza da cabine e pelo entretenimento a bordo.

 

Mesmo grandiosas, atrasos e cancelamentos são uma realidade em qualquer cia aérea do mundo. Saiba como agir no caso de atraso de voo para não dar bobeira.