São milhões de possíveis clientes trafegando pela rede todos os dias e pesquisando todo tipo de produtos – incluindo os seus e os dos concorrentes.
Sem dúvidas é o cenário onde todo negócio deve estar hoje em dia, mas o mercado presencial mantém o seu charme e continua presente na maioria dos nichos, por já serem anteriores ao e-commerce da empresa ou porque são produtos onde a venda online não faz sentido.
Mas você está percebendo que seu negócio precisa de um mundo real?
Algumas situações podem ajudar a entender esta necessidade. Veja se está na hora de ter a sua loja física. E bons negócios!
Vai abrir uma loja física? Veja estas dicas!
Avalie se o home office é uma opção
Se os seus produtos são roupas femininas, por exemplo, abrir uma nova loja e física em casa pode ser viável, se você montar uma estrutura básica e isolada da circulação de moradores.
Pesquise cuidadosamente a melhor opção
Procure um local físico que seja das dimensões da sua necessidade – nem mais que seja um custo desnecessário, nem menos que crie uma loja desconfortável.
Avalie se você precisa apenas de um centro de entregas
Se o seu problema for o prazo de entrega, pode adotar uma prática que se torna comum: vender online para retirada em uma loja. Neste caso, o seu investimento precisará ser mais simples.
Por que uma loja física: oferecer mais opções de pagamento
O comércio online trabalhar com praticamente todas as formas de pagamento. Quase todas.
E algumas muito tradicionais, como o cheque, o dinheiro e o boleto, ainda são muito fortes, por características socioeconômicas de vários lugares. Pessoas que não tem crédito para ter cartão, muitas pessoas sequer têm conta corrente. E milhões que não têm acesso – e conhecimento – à Internet.
É importante reconhecer esta parte do seu público-alvo que pode estar desistindo dos seus produtos porque não têm opção de pagamento, e se este fatia é relevante para os seus negócios.
Por que uma loja física: criar eventos relacionados ao seu negócio
Muitas vezes as vendas online são ótimas, mas o seu nicho pede por eventos que reúnam os clientes, para troca de experiências e poder conhecer toda a linha de produtos.
Colecionismo. Bicicletas. Vinhos. São alguns exemplos de produtos que você vai vender online mas os eventos de confraternização são formas eficientes de reunir clientes e potencializar vendas com os contatos pessoais.
Por que uma loja física: você está perdendo vendas por causa da entrega
Nossos correios estão longe da qualidade que os negócios precisam, e são poucas as opções com prazos atraentes.
O resultado são prazos que não agradam a muitos clientes, que acabam desistindo e preferindo a compra presencial. Este momento é importante para avaliar se uma loja física, com uma estrutura básica de atendimento, mas focada nas entregas de compras feitas online, é a solução para reverter estas vendas que estão sendo perdidas.
Vou abrir uma loja física: e agora?
Abrir uma loja é uma tarde muito complexa, especialmente no Brasil. Alguns cuidados precisam ser tomados, vamos destacar os principais:
- Escolha um imóvel de fácil acesso à sua clientela.
- Cuidado com as obrigações de regularização do ponto.
- Avalie os custos adicionais de pessoal e despesas de funcionamento.
- Além destas despesas, você precisar investir em utensílios de venda, como as embalagens para seus produtos. Na indústria de embalagens plásticas, você encontra muita variedade.