Com mais e mais empresas procurando novos clientes e clientes on-line, a demanda por consultores de marketing qualificados, com experiência prática em mídias sociais, otimização de mecanismos de pesquisa e publicidade gráfica, está crescendo a um ritmo acelerado. Em resposta a essa demanda crescente, um novo tipo de profissional surgiu na última década: o consultor de marketing digital. Esses profissionais preenchem a lacuna entre as grandes empresas e o lucrativo mundo on-line. Caso você tenha interesse em uma realocação profissional esta pode ser uma boa oportunidade.
Leia este artigo para saber mais sobre as algumas habilidades essenciais para consultores de marketing digital .
Analise as táticas de marketing existentes de um cliente
Pessoas de negócios trabalhando em uma sala de conferênciaComo consultor, é muito mais fácil convencer um cliente em potencial que já está fazendo marketing on-line para contratá-lo do que convencer um não anunciante a iniciar o marketing on-line. Procure clientes em potencial que já anunciam on-line, mas ainda não estão satisfeitos com seus resultados.
Tome decisões analisando os números da sua campanha
Sem metas mensuráveis, até mesmo a estratégia de marketing mais inteligente irá se transformar em um desastre caro. Toda grande estratégia de marketing, seja digital ou impressa, precisa ter indicadores-chave de desempenho mensuráveis e quantificáveis. Os principais indicadores de desempenho são métricas que determinam se a sua campanha de marketing on-line é ou não um sucesso. Eles são os números de missão crítica – coisas como vendas totais, receita, lucro ou retorno do investimento.
Entenda como o marketing influences brands funciona
Nem toda campanha de marketing lucrativa é boa para os negócios. Muitas empresas estão menos preocupadas em maximizar seu lucro líquido e mais interessadas em construir uma marca duradoura na qual os clientes confiem e dependam. Muitos consultores de marketing digital confundem as margens de lucro com sucesso e criam anúncios e ofertas que maximizam a receita às custas da confiança. Essa é uma vitória de curto prazo, mas muitas vezes prejudica a marca de um cliente a longo prazo.
Aprenda os fundamentos do Marketing Digital
Com plataformas de publicidade on-line como o Google Adwords e o Facebook Ads que veiculam bilhões de impressões diariamente, todo consultor de marketing digital precisa entender os fundamentos da publicidade on-line para ter sucesso. É certamente possível realizar uma campanha de marketing bem-sucedida sem comprar publicidade com SEO, mas esta estratégia tem resultados um pouco mais demorados e por isso nem todos os clientes tem perfil para usa-la. Saber como criar campanhas de publicidade de alta conversão ajudará você a atingir as metas mais altas de seus clientes.