Algumas empresas não são muito adequadas para financiamento de capital de risco e nem sabem como funciona um fundo de renda fixa.
Mas, e se a sua startup for uma boa candidata, mas você estiver tendo problemas para realizar reuniões e convencer os investidores de que sua empresa é a próxima grande novidade?
Talvez seja hora de tentar uma abordagem diferente.
1 – Experimente o se vender via rede
O networking é geralmente a dica número um para novos empreendedores por um bom motivo – o networking permite que você lance sua startup de uma maneira menos formal e mais orgânica.
Se você está construindo um ótimo negócio, sair e fazer contatos na comunidade local de startups e investidores pode ser uma ótima maneira de conhecer investidores.
Na superfície, parece que pode ser um pouco estranho. Afinal, você ainda está vendendo sua empresa – isso não desanima as pessoas? Não necessariamente. Se eles parecerem interessados nos seus negócios, manterão a conversa. Deixar as coisas acontecerem organicamente pode produzir grandes resultados.
Embora exista algo de arte na venda branda orgânica, quando bem-feita, pode aumentar a probabilidade de os investidores considerarem seus negócios.
Afinal, você não está apenas lançando sua ideia, mas também confiando estrategicamente no capital social criado através do processo de rede para influenciar a decisão de investimento.
2 – Mostre os resultados primeiro
Pode ser um ciclo difícil de ser interrompido: você precisa de dinheiro para conquistar clientes, mas precisa de clientes para conseguir dinheiro.
Pode ser um problema, mas vale a pena fazer um esforço para adquirir clientes ou usuários antes de abordar um investidor, em vez de buscar fundos primeiro e depois clientes. Faça um plano para obter seu primeiro cliente que não dependa de grandes investimentos externos.
Por que isso é tão importante? Particularmente se você é um empreendedor iniciante, será muito mais fácil obter investimentos em bons termos (principalmente de investidores não institucionais) se você tiver alguma tração primeiro.
Os investidores querem uma prova de que sua ideia vai funcionar e nada prova isso melhor do que ter clientes reais e pagantes.
3 – Peça conselhos
Em vez de ligar para investidores que imploram que invistam em seus negócios, considere pedir primeiro a ideia. Ligações frias ou e-mails pedindo que os investidores considerem sua startup geralmente ficam desesperados. Em vez disso, prefiro procurar conselhos de investidores que admiro.”
Ao procurar estrategicamente um conselho para um investidor em primeiro lugar, você poderá construir um relacionamento com ele que resultará em uma maior disposição de investir em seus negócios mais tarde. Isso lhes dá a chance de apontar possíveis falhas nos seus negócios e mostra que você valoriza a contribuição deles.
4 – Co-fundadores
Quando você aborda investidores, não os vende apenas em seu produto ou serviço; você os está vendendo em sua equipe.
Com isso dito, não aceite ninguém. Escolher a equipe de liderança certa para a sua inicialização é um processo delicado, pois ter os co-fundadores errados pode ser mais prejudicial aos seus negócios do que não ter co-fundadores.