O marketing pode ser um desafio para muitos profissionais de contabilidade. Em primeiro lugar, a maioria dos profissionais de contabilidade e impostos não são vendedores nativos, o que o marketing parece ser.
Mas se você adotar a abordagem de que as vendas são apenas uma parte do que é marketing para uma empresa de Contabilidade ME, pode ser menos assustador.
O marketing bem-sucedido e bem implementado é muito mais amplo e envolve todo o relacionamento comercial que uma empresa tem com um cliente.
Isso começa quando eles eram um cliente potencial e, em seguida, evolui ao longo do tempo para incluí-los como um cliente com negócios recorrentes e, idealmente, se torna um cliente que a empresa atende de várias maneiras ao longo do ano, como impostos, planejamento de negócios, serviços de folha de pagamento e contabilidade.
Conheça seus clientes
Quando você divide o conceito de marketing para o nível do cliente individual dessa forma, o foco nas vendas deve ser reduzido, embora a venda esteja presente em todas as fases.
O escritório está oferecendo seus serviços como forma de auxiliar as empresas e clientes individuais. Para fazer isso, os líderes empresariais precisam entender verdadeiramente quais são as necessidades de seus clientes – e além de apenas um nível anedótico.
Você não precisa ser um engenheiro para ajudar um engenheiro com seu negócio, é claro, mas ajuda a entender alguns dos problemas que ele enfrenta, bem como os desafios comuns de outras indústrias.
Isso ajuda muito a contabilidade a entender o que um cliente realmente precisa, mesmo quando o cliente não está ciente de que existem maneiras melhores de administrar seus negócios.
Crie um plano de marketing
Se você deseja obter maior sucesso com seus esforços de marketing, faça um plano ou pelo menos um esboço.
Também é uma boa ideia ver a relação entre este plano e seu plano de negócios – uma vez que seu esboço de marketing deve ter o efeito de ajudar a realizar as estratégias gerais de crescimento do negócio.
Um plano de marketing formal incluiria muitos elementos, desde dados de mercado, benchmarking e análises de fatores da empresa, mas você não precisa começar grande.
O plano pode ser tão simples quanto declarar que você quer ter uma reunião sentada com pelo menos um novo empresário por mês para explicar por que sua empresa pode beneficiar seus negócios.
Então você tem que seguir com uma ação real. FAÇA ISSO e registre como foi a reunião – isso ajudará nas futuras atividades de construção e marketing de novos clientes.
Mantenha-se informado sobre as melhores práticas
Os contadores podem se manter atualizados sobre mais do que apenas questões contábeis, por meio da filiação e da participação em diversos grupos e associações profissionais.
Comece com escritórios de contabilidade, mas também analise as associações comerciais relacionadas às principais indústrias em que seus clientes estão.
Esses também podem ser bons lugares para se relacionar pessoalmente, junto com as ainda valiosas câmaras de comércio locais e outros eventos de networking.