Como planejar uma estratégia de transformação digital para o profissional de marketing

Como planejar uma estratégia de transformação digital para o profissional de marketing

Passar por uma transformação digital de sucesso está na vanguarda da lista de prioridades de todas as organizações – e por um bom motivo.

No entanto, uma estratégia de transformação digital bem-sucedida e com visão de futuro precisa de mais do que apenas tecnologia; ele precisa da tecnologia certa.

À medida que os mercados mudam e novas tecnologias surgem aparentemente da noite para o dia, a necessidade de abraçar o comércio eletrônico.

Além de digitalizar produtos e fornecer uma experiência omnicanal ao cliente tem visto cada vez mais empresas iniciarem o processo de transformação digital.

A experiência do cliente depende principalmente do conteúdo que o cliente consome. Quanto conteúdo está disponível? Quão personalizado é? É acessível em todos os canais?

Esses são os fundamentos da ligação entre o marketing e transformação digital.

Com isso em mente, há uma equipe em sua organização que deve liderar sua transformação digital; sua equipe de marketing.

Seus clientes exigem essa transformação

Os clientes estão exigindo mais das empresas do que nunca, o que torna a execução de um roteiro de transformação digital tão difícil.

Por um lado, o foco precisa ser como a empresa opera, garantindo que todos tenham acesso aos recursos para fazer seu trabalho com eficácia.

Significa ficar por dentro do que os concorrentes estão fazendo e então fazer ajustes para corrigir o curso ao longo do caminho, se necessário.

Mas isso só lida com o lado operacional do negócio. O cliente e o conteúdo que eles recebem digitalmente são o aspecto mais crítico da transformação digital.

As interações com o cliente precisam ser quase perfeitas, ou as marcas correm o risco de perdê-las para o concorrente mais próximo.

No ambiente de hoje, onde um tesouro de conteúdo está disponível ao seu alcance, as marcas precisam garantir que seu conteúdo seja personalizado e sua presença seja omnicanal.

Personalize o atendimento

Aos olhos de muitos, a personalização pode muitas vezes parecer complicada ou mesmo invasiva se não for feita da maneira certa. Mas não precisa ser assim.

Empresas como Amazon e Netflix popularizaram a personalização a ponto de os clientes preferirem e considerarem uma marca que não tenta fazer isso como não estando à altura da tarefa.

Até 80% dos clientes são mais propensos a fazer negócios com empresas que se dedicam à personalização.

Portanto, é seguro dizer que deve constituir uma grande parte de qualquer plano de transformação digital.

Experiência omnicanal

Assim como a personalização se tornou normalizada, o mesmo aconteceu com a experiência omnicanal.

O comportamento do consumidor evoluiu a tal ponto que a interação com a marca pode acontecer em qualquer lugar a qualquer momento.

Portanto, as marcas precisam ter certeza de que a experiência do cliente é perfeita e parece perfeita, não importa onde o cliente opte por interagir com eles.

A jornada do cliente não para, é um ciclo sem fim, e qualquer exercício de transformação digital precisa levar isso em consideração.

Os profissionais de marketing são normalmente os encarregados de criar essas experiências omnicanal personalizadas para os clientes.

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