Passar por uma transformação digital de sucesso está na vanguarda da lista de prioridades de todas as organizações – e por um bom motivo.
No entanto, uma estratégia de transformação digital bem-sucedida e com visão de futuro precisa de mais do que apenas tecnologia; ele precisa da tecnologia certa.
À medida que os mercados mudam e novas tecnologias surgem aparentemente da noite para o dia, a necessidade de abraçar o comércio eletrônico.
Além de digitalizar produtos e fornecer uma experiência omnicanal ao cliente tem visto cada vez mais empresas iniciarem o processo de transformação digital.
A experiência do cliente depende principalmente do conteúdo que o cliente consome. Quanto conteúdo está disponível? Quão personalizado é? É acessível em todos os canais?
Esses são os fundamentos da ligação entre o marketing e transformação digital.
Com isso em mente, há uma equipe em sua organização que deve liderar sua transformação digital; sua equipe de marketing.
Seus clientes exigem essa transformação
Os clientes estão exigindo mais das empresas do que nunca, o que torna a execução de um roteiro de transformação digital tão difícil.
Por um lado, o foco precisa ser como a empresa opera, garantindo que todos tenham acesso aos recursos para fazer seu trabalho com eficácia.
Significa ficar por dentro do que os concorrentes estão fazendo e então fazer ajustes para corrigir o curso ao longo do caminho, se necessário.
Mas isso só lida com o lado operacional do negócio. O cliente e o conteúdo que eles recebem digitalmente são o aspecto mais crítico da transformação digital.
As interações com o cliente precisam ser quase perfeitas, ou as marcas correm o risco de perdê-las para o concorrente mais próximo.
No ambiente de hoje, onde um tesouro de conteúdo está disponível ao seu alcance, as marcas precisam garantir que seu conteúdo seja personalizado e sua presença seja omnicanal.
Personalize o atendimento
Aos olhos de muitos, a personalização pode muitas vezes parecer complicada ou mesmo invasiva se não for feita da maneira certa. Mas não precisa ser assim.
Empresas como Amazon e Netflix popularizaram a personalização a ponto de os clientes preferirem e considerarem uma marca que não tenta fazer isso como não estando à altura da tarefa.
Até 80% dos clientes são mais propensos a fazer negócios com empresas que se dedicam à personalização.
Portanto, é seguro dizer que deve constituir uma grande parte de qualquer plano de transformação digital.
Experiência omnicanal
Assim como a personalização se tornou normalizada, o mesmo aconteceu com a experiência omnicanal.
O comportamento do consumidor evoluiu a tal ponto que a interação com a marca pode acontecer em qualquer lugar a qualquer momento.
Portanto, as marcas precisam ter certeza de que a experiência do cliente é perfeita e parece perfeita, não importa onde o cliente opte por interagir com eles.
A jornada do cliente não para, é um ciclo sem fim, e qualquer exercício de transformação digital precisa levar isso em consideração.
Os profissionais de marketing são normalmente os encarregados de criar essas experiências omnicanal personalizadas para os clientes.