Nos últimos tempos o marketing vem se tornando cada vez mais indispensável para empreendedores que desejam sucesso, independentemente do ramo. E na área de finanças não seria diferente.
O Brasil é o país onde as pessoas menos investem dinheiro, então fornecer informações relevantes, que auxiliam e mostram o caminho, é extremamente importante e pode gerar resultados significativos.
Por isso, um corretor de valores ou uma agência de investimentos precisa se inteirar sobre marketing na área de finanças para conseguir mais clientes. Continue lendo a seguir e confira algumas dicas.
Defina um objetivo para fazer marketing em finanças
É um fato inegável que sem metas bem estabelecidas um negócio tem grandes chances de dar errado, independentemente do seu segmento. Portanto, definir quais são os objetivos a serem alcançados através do marketing deve ser o primeiro passo a ser dado.
É de extrema importância saber onde pretende chegar, quanto espera crescer anualmente, quais investimentos podemos oferecer para manter a qualidade no serviço, dentre outros detalhes.
Dentro do marketing, os objetivos, além de retorno para o seu negócio, é saber onde encontrar os clientes e como abordar essas pessoas.
Encontre seu público alvo
Ainda sobre encontrar e abordar pessoas, entra uma das partes mais importantes dentro do marketing: definir qual é o seu público alvo.
Por meio de tráfego pago no Google e no Facebook, por exemplo, é possível tomar conhecimento sobre quais são as pessoas que clicam em anúncios sobre a área de finanças para, então, personalizar a propaganda e direcioná-las ao público certo.
Após conhecer o perfil das pessoas que se interessam pelos conteúdos e serviços que você tem a oferecer, é possível saber se seus leads pretendem tomar atitudes mais conservadoras ou arriscadas e focar em estratégias para grupos específicos de pessoas.
Por se tratar de dinheiro, buscar compreender as necessidades, dores e desejos do público, faz com que seja mais fácil abordá-los e oferecer o que eles buscam e precisam, além de definir se os tópicos abordados por você e sua equipe serão ensinar como desbloquear cartão nubank pelo site, economizar dinheiro ou aplicar capital em uma bolsa de valores.
O principal é encontrar a linguagem e o caminho corretos, para que o blog e/ou sua agência de finanças receba o retorno esperado.
Invista em SEO
Por último, mas não menos importante, é necessário ressaltar que não adianta estabelecer metas, buscar seu público alvo e direcionar seu conteúdo, sem investir em SEO (Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de busca).
Para realmente alcançar bons resultados, é crucial que sua interface seja otimizada, com palavras-chave pesquisadas pelo seu público, textos coerentes, imagens que façam sentido e uma página de perguntas e respostas que realmente ajudem quem está lendo.
Aprender sobre SEO não é uma tarefa impossível, porém, requer muito estudo e dedicação. Portanto, caso não pretenda ou não tenha tempo para se dedicar a esta tarefa, uma ótima alternativa é contratar uma empresa nessa área, com redatores especializados em otimização.
Esses profissionais sabem exatamente como e o que devem escrever nos artigos para que fiquem bem ranqueados na primeira página do Google, que é onde a maioria das pessoas clicam para buscar informações, inclusive sobre o mercado financeiro.