Vivemos tempos completamente digitais em todos os negócios; da compra de um livro a um automóvel, tudo pode ser feito em 3 ou 4 cliques na tela de um computador ou smartphone.
Seu produto pode ser comprado enquanto o cliente aguarda a refeição pedida, e é nesse contexto que um funciona como a verdadeira vitrine dos seus produtos para um público de milhões de pessoas por todo o mundo.
Não estar online com um site significa perder espaço para concorrentes que estão. Então separei algumas dicas para montar um site para os seus negócios. Fique online e cresça ainda mais!
01 – Invista tempo e ideias no layout e na usabilidade do seu site
Vivemos tempos visuais, e um site elegante e bonito ainda é uma forma de causar uma primeira impressão para quem passar por ele. Você tem poucos segundos para conquistar a atenção do usuário e avançar para outro nível.
Layout
Então invista muitas ideias e tempo para pensar no layout que será agradável para os usuários e também represente com fidelidade o seu negócio – logomarca, design, cores, distribuição agradável e simples das informações.
Usabilidade
Diagramação eficiente, menus curtos, navegação intuitiva, poucas informações para cadastros, distribuição do conteúdo entre páginas, aliviando a home e o número de páginas. Tudo isso representa um conjunto que vai impactar seu público.
02 – Tenha muita atenção com os aspectos técnicos do site
Esta parte é fundamental, pois vai assegurar a disponibilidade e a qualidade da navegação no seu site. Invista em uma tecnologia que garanta que seu site não terá problemas de indisponibilidade e que a navegação será ágil.
De novo: são poucos segundos para conquistar ou perder um possível cliente. Páginas pesadas que demoram para abrir, problemas de exibição de imagens e as famosas mensagens de erro no lugar do seu site são convites para acessar o site do concorrente.
03 – Os conteúdos são a alma do seu site
Você pode (e deve) ter um site estética e tecnicamente impecável, mas para atingir a mente dos usuários e transforma-los em audiência e futuros clientes, é preciso chamar a atenção com informação de qualidade e relevante.
Os conteúdos (artigos) precisam ser atraentes, provocar a leitura e a vontade de conhecer outros conteúdos do site, ter uma linguagem adequada ao público que você deseja captar. O começo do seu site exige conteúdos extremamente eficientes, uma agência de conteúdo online para ajudar nesse início.
04 – Facilite ao máximo os processos no seu site
Através do site, você criará processos em torno dos quais todas as suas estratégias comerciais e de marketing vão transitar:
Assinatura de newsletter
Peça poucas informações em uma página curta e simples. Você pode conquistar o e-mail e o nome e com isso publicar conteúdos direcionados ao usuário e captar a sua atenção, muitos dados cansam e causam desconfiança – deixe CEP e CPF para a hora da compra.
Baixar conteúdo gratuito
Você pode oferecer um e-book gratuito sobre um assunto relevante ou um desconto promocional de primeira compra através de cadastros igualmente simples.
Cadastro de cliente
Este é o primeiro grande processo e merece toda uma atenção. A ideia aqui é captar informações que você poderá usar em e-mails de promoções e de artigos e também para que o sistema de compra poupe ao máximo o trabalho do (agora) cliente.
Não peça dados que não sejam realmente relevantes para alguma ação e deixe dados como cartões de crédito como opcionais para ser preenchidos no momento da compra.
Compra
Ofereça o máximo de formas de pagamento que seu orçamento permitir, mas priorize as opções que o seu público-alvo prefere. As formas de entrega também são importantes, mas lembre-se de que sua estrutura logística precisa estar pronta para o (esperado) aumento de vendas.
05 – Tenha obsessão por segurança
Muitas pessoas não compram na internet por medo de ataques virtuais e fraudes. Invista no melhor padrão de segurança para seu site e, onde puder na home, faça uma chamada para isso. Assim você mostrará a sua atenção com a questão e atrairá mais gente indecisa.