É onde estão todos os seus investimentos, financeiro, emocional e pessoal, com as muitas noites sem dormir e muitos finais de semana sem se divertir para pensar nas estratégias, nas dificuldades e nos planos futuros que você tinha para o seu negócio.
E em um momento você se vê pensando: como está a valorização da sua empresa? Quanto ela vale no mercado?
E os motivos por esta resposta são bem conhecidos:
- Buscar um novo investidor para formar uma sociedade e com isso buscar o crescimento da empresa;
- Abrir o capital da empresa para venda de ações – valor dela é fundamental;
- Pretende vender a empresa para apostar em outro negócio.
- Avaliar se a empresa está justificando em valorização os investimentos que foram feitos até então.
Mas por que é importante saber o valor da sua empresa?
Quando você chega ao valor real da sua empresa em um determinado momento, ele é composto de uma série de indicadores e variáveis que vão demonstrar onde ela está com força e onde ela precisa ser desenvolvida.
Quando buscamos parceiros para investir, este valor se torna ainda mais importante, pois vai balizar a sua expectativa de oferta, negociando a sociedade de uma forma mais justa.
No final, o valor da operação sempre será o que o comprador aceitar, mas é preciso preparar o terreno com informações para que o seu valor seja embasado.
E também é importante entender o valor da sua empresa ao longo do tempo e não em um determinado momento apenas, por uma necessidade.
Desta forma, é possível perceber que movimentos econômicos, estruturais do negócio e até da sociedade podem impactar e rever as estratégias futuras de investimento e gestão.
Você consegue calcular o valor real da sua empresa?
A não ser que você seja especialista em Finanças e tenha amplo conhecimento de Mercado, será muito difícil definir, por conta própria, o valor da sua empresa.
As variáveis são muitas e complexas, existe o estudo de cenários, o comportamento histórico da empresa e mais algumas informações, além claro dos demonstrativos de resultado e nos resultados financeiros.
Somar os ativos da empresa é uma forma de definir o seu valor?
Definitivamente, não.
É uma conta arriscada e pouco aceita por investidores com alguma experiência, pois existem as dívidas e compromissos pendentes e futuros. Eles comprometem o caixa da empresa e se não houver faturamento compatível, os ativos são os primeiros a virar dinheiro.
Uma ótima opção para saber o valor real da sua empresa é contar com a ajuda de uma empresa especializada em avaliação de empresas. Os profissionais dela estão preparados para avaliar todas as variáveis necessárias e chegar ao valor mais próximo da realidade.
Tenha transparência nos números financeiros da sua empresa
Um aspecto fundamental na avaliação de uma empresa é ter a visão aberta e a transparência com a saúde financeira, pois este é um item central na análise de um investidor.
Ele poderá ter a noção mais próxima sobre o valor e fazer a proposta mais realista. Não mostrar todos os números pode comprometer o negócio em uma etapa posterior.
Sua carteira de clientes valoriza a empresa
Quanto mais clientes, e mais diferentes eles forem entre si, mais valor a sua empresa terá através da carteira de clientes. É importante que haja volume e diversificação para que o negócio não dependa de poucos para funcionar.
A taxa de geração de novos clientes também é um fato importante, vai demonstrar se a empresa está em um momento de boa visibilidade.