É com ele que vamos marcar presença no mundo digital, criar visibilidade dos nossos produtos e serviços e gerar autoridade para manter uma audiência fiel, engajada e que se torne, ao seu tempo, clientes.
Blog e site tem finalidades diferentes
Muitas pessoas ainda veem sites e blogs como coisas iguais ou que apenas uma delas é o suficiente. Mas são itens complementares na estratégia digital de um negócio.
O site é a frente de loja, onde todas as condições comerciais devem estar claras, principalmente a apresentação dos produtos e detalhes. É onde seu cliente vai fazer negócio. Pode existir conteúdo de blog nele, mas isso dependerá da complexidade do negócio para que as páginas não fiquem pesadas ou poluídas.
O blog pode ser uma página associada ao site ou independente e visa criar uma relação de afinidade da marca com uma audiência, antes de tudo. É onde você pode produzir artigos, imagens e vídeos de temas relacionados ao seu negócio, mas sem ser comercialmente direto.
Ao formar uma massa de seguidores que vejam autoridade no seu negócio a respeito de assuntos correlatos e se engajem, aumentam as chances de que se tornem clientes no futuro ou recomendem a sua marca.
1 – Criar um plano de negócios
Todo investimento deve partir de um planejamento dos objetivos, os recursos necessários, os prazos e o retorno financeiro desejado – mesmo que este retorno seja gastar pouco com um blog pessoal e ainda sem uma estratégia de monetização.
Dedique um bom tempo a planejar o que seu negócio ou você espera do blog, o que você tem em mãos e vai precisar (capital e recursos) e em quanto tempo você quer atingir determinadas metas – por exemplo, começar a vender em 6 meses e quanto.
2 – Ter um nicho definido
Para quem já está em um negócio, essa etapa está vencida – ou não? Será que as estratégias para o blog estão apontando para o nicho do negócio?
Ou será que a empresa está olhando para o nicho correto? O blog deve ter uma identidade visual, uma linguagem e uma dinâmica que atraiam um público que você quer para o seu negócio – e eventualmente os curiosos que propagam e formam opiniões. Mas um blog é algo que demanda tempo, dinheiro e expectativa demais para apontar pro lado errado.
3 – Escolher o tema
É a hora de criar uma linguagem visual que está de acordo com seu nicho e com as características do seu produto e do seu público-alvo.
Você vai encontrar temas gratuitos e pagos de ótima qualidade, mas atente para que ele seja atraente para o seu público-alvo e leve, pois você tem poucos segundos para que o usuário veja seu blog e resolva ficar,
4 – Criar conteúdos relevantes e de qualidade
Os conteúdos (artigos) são o centro de toda a estratégia para que seu blog alcance o maior público possível e gere bastante tráfego.
É preciso investir em artigos evergreen – atuais ao longo do tempo e podem servir de consulta permanente dos leitores – e que sejam bem estruturados, com uma linguagem adequada ao público-alvo e que cative o leitor, para que ele se interesse pelo tema e outros conteúdos seus – assim construindo a autoridade.
Tenha foco total em SEO
Além da qualidade estrutural dos seus conteúdos, é preciso colocar neles uma série de recursos para fazê-los subir no ranking das consultas dos usuários e aumentar a visibilidade do seu blog.
Uso natural de palavras-chave, títulos e subtítulos, imagens, links para outros artigos e para fora do blog, em páginas com autoridade no seu assunto. Enfim, invista em textos realmente diferenciados. Você pode também contratar um redator que pode produzir com qualidade e rapidez e também orientar sobre os próximos.