Os 7 melhores livros de Marketing Digital para ajudar no seu sucesso

O Marketing Digital já é uma realidade presente na maioria das empresas no mundo atual, tanto as que já nasceram como digitais – o e-commerce e as startup – quanto as do comércio físico, que entenderam a necessidade de dominar as técnicas e métricas de estudo do mercado digital, da imensa massa de clientes que está nele e como atrai-los, fideliza-los e vender mais.

Porém, o Marketing Digital, em que pese a linguagem dele e seus recursos serem bastante simples e processos muito intuitivos e baseados em dados e estatísticas, é um tem que está sempre trazendo novidades e novas visões.

Não podemos esquecer que o Marketing Digital é a visão digital do bom e velho marketing tradicional, baseado em pessoas, que sofrem influências culturais e sociais constantes, trazendo isto para os hábitos de consumo.

Estudar constantemente, estar atualizado sobre as novas tendências, é fundamental não só para o profissional de Marketing Digital autônomo quanto para as equipes nas empresas. Afinal, ambos tem como objetivo conquistar clientes e vender mais.

Vamos abordar os 7 melhores livros de Marketing Digital para ajudar no seu sucesso.

1. Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano (Philip Kotler)

Este livro mostra aquilo que é uma tendência desde o surgimento do Marketing Digital: o olhar para os clientes como seres humanos complexos e em constante mudança e o quanto isso exige dos profissionais da área uma redefinição das suas formas de abordagem e também das prioridades dentro das empresas.

É uma leitura fundamental para entender o quanto precisamos olhar atenta e constantemente para o cliente, e voltar para a prancheta centrados no que eles querem – e que estes desejos estão muito além do consumo por si só.

1. Permission Marketing: Turning Strangers Into Friends And Friends Into Customers (Seth Godin)

Seth Godin é considero pela revista Business Week como o Melhor Empreendedor Para a Era da Informação. Com este  crachá, é natural pararmos para analisar esta obra e ela vale cada página, falando de um conceito cada vez mais presente no mundo digital – O Marketing de Permissão.

Basicamente, é buscar a empatia e permissão dos clientes para os nossos conteúdos de relacionamento e de venda, e que quebra o desgastado modelo que ele chama de Interruption Marketing, as clássicas entradas no ambiente dos clientes, por um anúncio de TV ou um telefonema de telemarketing.

O Marketing de Permissão baseia-se na aceitação dos consumidores para a sua publicidade. Ao interagir apenas com os indivíduos que demonstraram interesse pelo produto, as empresas desenvolvem relacionamentos de longo prazo com os clientes, criam confiança e aumentam a percepção da marca.

3. A Bíblia do Marketing Digital ( Cláudio Torres)

O nome já traduz muito da proposta deste ótimo livro, A ideia central é levar o leitor a entender o mundo digital e como implantar as ações de marketing voltadas para ele. Ele aborda as principais técnicas, ferramentas e estratégias, com roteiros para uso no dia a dia.

É um livro que pode ser extremamente útil a empresários que desejam implementar o Marketing Digital, profissionais e agências e até mesmo estudantes.

4. Facebook Marketing – Tudo que você precisa saber para gerar negócios na maior Rede Social do Mundo (Camila Porto)

O Facebook é, sem dúvida, a principal rede social e canal de comunicação digital com os clientes fora do ambiente de site e blog. As possibilidades de mapeamento, definição de perfis e ações de atração e fidelização são muitas, mas precisam ser bem planejadas, para não subestimarmos e perdemos todo este potencial – enquanto o concorrente atua.

Camila Porto conduz o leitor, de forma objetiva e numa linguagem acessível, por todos os aspectos de uso desta rede e as possibilidades de crescimento e aumento de lucro com ela. É uma ótima sugestão.

 

5. Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI (Rafael Rez)

Imagine qual a sua posição em relação ao Marketing Digital – profissional autônomo ou de agência, empresário querendo expandir ou com uma boa ideia nas mãos e querendo inicia-la já dentro do mundo digital: este livro é uma excelente sugestão para entender o Marketing Digital e preparar-se para as grandes mudanças que virão e não serão poucas.

Tudo é abordado de uma forma que torna simples este mundo tão misterioso a quem não conhece ou não se aprofundou nele. E focado num dos principais pilares: o Conteúdo.

A importância de gerar conteúdo que atraia a atenção e todas as técnicas ligadas a ele – tráfego, geração de leads, métricas e muitos outros pontos. É uma obra indispensável para quem quer acompanhar os novos tempos de consumo e relacionamentos de comércio.

6. A Cauda Longa (Chris Anderson)

A Cauda Longa mostra a importância e eficácia da mudança de foco de produtos e serviços oferecidos para uma grande massa de clientes – e monitorados a partir desta ação – para uma visão de nichos, atingindo públicos segmentos e desta forma trazendo resultados mais focados na estratégia de venda do produto.

Este é outro livro considerado bíblia no Marketing Digital e fala de uma técnica que revela a importância dos nichos para os resultados das empresas e como eles devem ser explorados no mundo digital.

7. Não Me Faça Pensar – Uma abordagem de bom senso à usabilidade na web (Steve Krug)

O título traduz exatamente o que este ótimo livro entrega: a importância de criar páginas de Internet com os melhores elementos de interação possíveis com as pessoas, visando reduzir o tempo e o esforço delas em compreender, refletir o conteúdo.

O mundo anda em uma velocidade espantosa e as pessoas precisam administrar um bem precioso: o tempo. A proposta do livro é justamente valorizar o tempo delas, e que isto se reverta em engajamento dos potenciais clientes com o conteúdo, se interessem e comprem.

São recomendações valiosas que não podem faltar na sua estante ou seu e-reader. Existe muita informação de qualidade na Internet sobre Marketing Digital. Clique aqui e você terá mais conteúdos interessantes.

 

 

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