Se você é dono de uma loja online de calçados, já deve saber que a divulgação nas mídias sociais é essencial para alcançar um público maior e aumentar as vendas.
No entanto, é importante ter em mente que simplesmente postar fotos dos produtos não é suficiente para obter resultados significativos. É preciso ter estratégias e técnicas específicas para se destacar em meio a tantas outras lojas online.
Neste artigo, vamos apresentar as melhores dicas para divulgar sua loja de calçados nas mídias sociais de forma eficiente e atrair mais clientes para o seu negócio. Confira!
1. Escolha a mídia social que mais tem a ver com o seu público
Para divulgar sua loja de calçados nas mídias sociais, é importante estar presente em plataformas que sejam relevantes para o seu público-alvo. Ao contrário do que se fazia antigamente, o objetivo não é simplesmente estar em todas as redes sociais, mas sim usar uma estratégia inteligente e direcionada.
Uma opção é o LinkedIn, que é uma rede social mais voltada para profissionais e pode ser útil para divulgar sua loja para pessoas que trabalham em áreas relacionadas à moda e calçados. Já o Instagram, por ser uma mídia altamente visual, pode ser útil para mostrar detalhes dos sapatos.
Além disso, o Facebook também pode ser ótimo para postar links como “Botas Caterpillar 850 com sola de borracha: Desfrute da tração e durabilidade das botas Caterpillar 850 com sola de borracha!”, que irão direcionar os clientes interessados até sua loja.
2. Crie uma identidade visual atraente
Para divulgar sua loja de calçados nas mídias sociais, é importante que você leve em consideração a estética do seu negócio. Afinal, tanto sua loja virtual quanto suas redes sociais funcionam como uma vitrine para todos os seus produtos.
É essencial que sua marca possua uma identidade visual própria e marcante, portanto, crie uma paleta de cores e utilize-a em todos os materiais da sua empresa, como banners, anúncios, imagens em geral e layout da página de vendas.
Tenha em mente que uma marca que tem a identidade visual bem definida tende a criar laços com sua audiência, pois as cores e demais elementos visuais transmitem mensagens e sensações diferentes.
No entanto, vale a pena ressaltar que cada rede social possui suas particularidades, então é importante adaptar o conteúdo de acordo com cada plataforma. No Instagram, por exemplo, a utilização de imagens e vídeos bem produzidos é fundamental para impactar o público de maneira visual.
3. Produza conteúdos de valor
Ao divulgar sua loja de calçados nas mídias sociais, é crucial garantir que a experiência de compra e a qualidade dos conteúdos produzidos sejam excelentes. Os consumidores são exigentes e esperam o melhor em todas as etapas da jornada de compra, por isso, é importante investir em conteúdos que agreguem valor e façam a diferença para sua audiência.
Ao produzir conteúdos para o Instagram, por exemplo, é fundamental utilizar fotos chamativas e de alta qualidade, mas também é importante incluir um texto que complemente bem a imagem.
No Facebook funciona da mesma forma, pois as pessoas não se sentem atraídas por posts com imagens de qualidades ruins e legendas pouco chamativas e criativas.
4. Interaja com seu público com frequência
Muitos empreendedores que buscam expandir seus negócios nas redes sociais acabam enfrentando dificuldades em conseguir um bom desempenho junto ao público-alvo. Essa situação pode ser atribuída à falta de interação com os usuários nas plataformas digitais.
É preciso compreender que, para engajar os seguidores, é fundamental responder aos seus comentários e mensagens. Portanto, dê atenção aos usuários e, se possível, retribua com mimos (como brindes, promoções, descontos etc), já que essa prática pode ajudar a melhorar o desempenho da sua marca nas mídias sociais.